Após várias reflexões relacionadas ao futuro do produto, decidimos seguir por uma nova estratégia. A versão Beta que vocês conhecem se tornou a versão 1.0 após a correção das pendências que consideramos essenciais para ser considerada como estável. Agora, temos um Ritchie 2.0!
Como na Zup sempre procuramos melhorar, já pensamos em novas funcionalidades que não eram compatíveis com a versão inicial do produto.
Consequentemente, para permitir aos usuários da versão Beta continuar usando o Ritchie da forma que estão acostumados, decidimos disponibilizar essa versão 1.0 para não impedir eles de seguir em frente.
A nossa documentação também está sendo atualizada, tanto em relação a V1, quanto a V2.
Confere lá 🙂
Ritchie 2.0: entenda as novidades da versão
Primeiramente, a grande mudança está relacionada ao versionamento do Ritchie. Não terá mais uma versão Single e uma versão Team (deprecated). Essa versão 2.0 do Ritchie será exclusivamente a versão da comunidade, que poderíamos chamar de Ritchie CLI.
Consequentemente, não terá mais a necessidade de um servidor.
Além disso:
- As versões Single e Team foram depreciadas.
- A árvore de comando será gerada dinamicamente a partir dos repositórios adicionados. Ou seja, não será mais necessário alterar o arquivo tree.json manualmente.
- Não terá mais armazenamento de fórmulas na nuvem.
O usuário poderá importar os repositórios do Github ou do Gitlab (rit add repo) - Suporte para autocomplete para 2 novos Shells: Fish e Powershell.
(rit completion fish | rit completion powershell) - Suporte para executar fórmulas em container.
(–docker flag) - Suporte para fazer “build” de fórmulas no Windows.
- Tutorial incorporado no CLI.
- Melhorias estruturais.
Como compartilhar as fórmulas exclusivas do nosso projeto ou organização?
Agora, cada usuário poderá adicionar os repositórios de fórmulas do Github que ele tem acesso diretamente via comando e o CLI cuidará da geração dos binários.
❗ Atenção: se você usava as credenciais compartilhadas na versão Team, você precisará continuar usando a versão 1.0 até liberarmos uma nova funcionalidade.
Identificamos um problema com o comando RIT UPGRADE, que atualiza automaticamente para versão 2.0, que já foi corrigido e lançado uma nova release da versão 1.0. Sugerimos fazer uma nova instalação seguindo as instruções da documentação.
Aproveitando, aí vai um spoiler: já estamos pensando em usar o Ritchie as a service onde será possível criar uma conta para sua equipe e armazenar suas fórmulas com segurança, compartilhando credenciais e muito mais. Nos conte o que acha sobre isso nos comentários!
Como migrar fórmulas da versão 1.0 para a Ritchie 2.0?
Se você usa a versão 1.0 do Ritchie e deseja migrar para a versão 2.0, será necessário atualizar a estrutura dos seus repositórios de fórmulas para ser compatível com a nova versão.
Documentação do Ritchie
Veja na nossa documentação um passo a passo completo para fazer isso.
Em caso de dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe em ritchie@zup.com.br ou abrindo uma issue no repositório ritchie-formulas.
Como você pode ver, muitas novidades e ideias para tornar o Ritchie ainda mais prático.
Nos acompanhe para receber em primeira mão todas as novidades do Ritchie.