Você já deve ter percebido que mudamos: nova paleta de cores, nova logo e uma nova tagline: Sua aliada tech, do agora ao futuro. Saímos do azul, verde e laranja para um mundo bordô e inauguramos um novo capítulo na história da Zup. O primeiro rebranding formal da marca.
Quando um rebranding acontece, isto é, quando marcas alteram a maneira como se expressam no mundo, é comum surgir uma série de questionamentos: Realmente precisa? Por que agora? Mudou mesmo, ou foi “só por fora”?
Aqui, pretendo responder algumas das perguntas que pairam sobre essa mudança de marca, começando pela primeira:
Por que a Zup passou por um rebranding?
O rebranding da Zup é fruto de um processo gradual, intencional e coletivo que reflete mudanças profundas de dentro para fora. A verdade é que desde que a Zup nasceu, alguns valores e visões sempre estiveram presentes: colaboração, profundidade técnica e inovação. Desde o início, mais do que consumir, sempre nos movimentamos para criar tecnologia relevante e impactante.
Ao longo dessa jornada, a estratégia de marca da Zup serviu aos desafios enfrentados em cada momento. Inicialmente, criar uma identidade; depois, atrair profissionais altamente qualificados e, agora, materializar nossa evolução de cultura e estratégia.
“O rebranding é um passo natural diante da evolução da nossa cultura e do nosso negócio. Mais do que executar com excelência, criamos soluções com alto envolvimento estratégico, ajudando nossos clientes a transformar o futuro em realidade agora”, afirma o CEO da Zup, André Palma.
Com as mudanças culturais e estratégicas na companhia, identificamos que a maneira como a marca estava se expressando no mundo não refletia nossa essência, nem para zuppers, nem para clientes. Na prática, havia uma distância muito grande entre realidade e imagem — e esse é o maior motivo para o nosso rebranding.
O que mudou na Zup?
Ao longo dos últimos anos, aprendemos muito: criamos produtos disponíveis para o grande público, solidificamos nossa parceria com empresas líderes de mercado e criamos as bases para conquistar ainda mais.
Nossa cultura evoluiu, nossos desafios cresceram e a gente amadureceu. Da startup nascida em Uberlândia com pouco mais que um sonho; viramos uma empresa do Grupo Itaú Unibanco, com mais de 3 mil zuppers espalhados pelo mundo, mais de 60 clientes e softwares que atingem mais de 30 milhões de pessoas usuárias.
Mergulhamos de cabeça na vanguarda da tecnologia e, consequentemente, na era da Agentic AI — entendendo que essa jornada é extremamente acelerada. Mais do que usar Inteligência Artificial, nós criamos a StackSpot, tecnologia proprietária que resgata um dos ativos mais valiosos dos dias atuais: o tempo.
Nos tornamos uma Zup mais madura — um pouco mais séria, é verdade — mas igualmente comprometida com entregas de excelência e relevantes para mudar o jogo de quem joga com a gente.
Por que a Zup agora é bordô?
Para o nosso rebranding, contamos com a expertise da Galileo Branding, consultoria especializada fundada pelo experiente Galileu Nogueira, com uma metodologia própria e um time de especialistas.
O processo de mudar a expressão verbal e visual de uma marca, começa com uma pesquisa profunda sobre quem somos e o que fazemos de melhor. Passa por uma pesquisa de mercado para entender qual a posição mais estratégica em relação a quem já está no jogo. E culmina em uma proposta visual que melhor expresse os atributos que nos fazem diferentes.
Assim, descobrimos o que chama a atenção de quem já conta com a gente: excelência técnica, proximidade verdadeira e uma ousadia sensata.
Para materializar essa proximidade, ousadia e excelência — e claro, nos diferenciar no mercado de tecnologia, optamos por ter o Bordô como cor principal. Além da paleta de cores, também evoluímos o logotipo e todos os elementos visuais e verbais da marca. Hoje, contamos com uma plataforma de marca sólida, contendo todos os elementos para uma estratégia forte.
“O logotipo renovado mantém a força do nome em caixa alta — ZUP — para reforçar solidez, ousadia e excelência técnica. Os cortes diagonais das letras projetam dinamismo e movimento, simbolizando avanço constante e progresso tecnológico. O ‘Z’, elemento central da marca, foi redesenhado para atuar também como símbolo independente, com versões robusta e minimalista, garantindo versatilidade em diferentes pontos de contato e escalas de aplicação”, destaca o fundador da Galileo Branding, Galileu Nogueira.

O que esperar da Zup, do agora ao futuro?
Se podemos garantir algo nesse mundo de inovação constante é nosso compromisso em expandir as fronteiras do conhecimento tech — uma paixão que nasceu com a Zup; nosso modo de trabalho intrinsecamente colaborativo e a vontade sincera de mudar o jogo.
Nosso diferencial está no comprometimento com que nos aproximamos dos desafios de clientes e entendemos, juntos, como a tecnologia pode gerar valor para o negócio hoje, tendo em vista o jogo a longo prazo.
Isto é, criar tecnologias que extrapolam o código e geram vantagem competitiva, tecnologias que desafiam as melhores do mundo e mudam o jogo, subindo a régua da excelência técnica e expandindo as fronteiras do conhecimento tech.
Além do rebranding, lançamos o Zup Labs, nosso laboratório de pesquisa e inovação focado em Gen AI, que já nasce com parcerias com Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory) do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Mais do que um novo visual, a nova marca representa uma nova fase da Zup — com mais maturidade, excelência e parceria — do agora, ao futuro.