Apesar de parecer complexo entender, de fato, o que é Design Thinking e Mapa de Empatia para quem não conhece os termos, te garanto que que não só é fácil de compreender, como são muito importantes.
Antes de tudo, devemos saber que Design Thinking é uma linha de pensamento, não apenas uma ferramenta ou método. Com ele, é possível enxergar problemas de uma maneira mais livre para, a partir daí, criarmos soluções inovadoras e focadas no problema real.
Mesmo que Design Thinking não seja uma ferramenta em si, é através de ferramentas relacionadas que entendemos sua aplicabilidade e importância.
É exatamente nesse ponto que o Mapa de Empatia entra pra nos ajudar.
Afinal, o que é Mapa de Empatia?
O Mapa de Empatia é uma ferramenta poderosa para entender melhor quem nos contratou, se perguntando: o que pensa, o que enxerga, o que fala e o que faz. Principalmente quando não dispomos de pesquisas profundas sobre usabilidade.
No caso de ausência de pesquisa, é preciso trabalhar com a criação de hipóteses, que deverão ser testadas. Elas serão uma mão na roda para que tenhamos com o que trabalhar, sem precisar se basear em achismos para construir uma experiência que traga valor para quem está usando o produto.
Esse tipo de mapeamento foi criado pela consultoria de Design Thinking Xplane para auxiliar o desenho do modelo de negócios, mas se provou essencial para a concepção de proto-personas (personas baseadas em hipóteses) para projetos de todos os tipos.
Saindo da teoria e entrando na prática
Quando nos aproximamos de quem nos contratou, podemos compreender seus objetivos, conhecer melhor os seus desejos e os problemas que enfrenta. Assim vamos poder oferecer a solução certeira, além de desenvolver uma verdadeira empatia por seu projeto.
Falando nisso, já viu o que significa esta palavra?
empatia (em·pa·ti·a)
- Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
- Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
- Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
- Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
- Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.
Como desenhar e utilizar um Mapa de Empatia
Preencher um mapa de empatia não é nada complicado, pelo contrário, é muito simples e prático. Pode ser feito no papel, preenchendo com post-its, na lousa ou até mesmo online.
Um mapa de empatia é composto por sete áreas fundamentais, cada uma com as suas características:
1. Com QUEM estamos empatizando?
- Quem é a pessoa que queremos entender?
- Em qual situação essa pessoa está?
- Qual é o papel dela nessa situação?
2. O que queremos que essa pessoa FAÇA?
- O que ela precisa fazer diferente?
- Quais tarefas ela quer ou precisa que sejam feitas?
- Quais decisões ela precisa tomar?
- Como saberemos que ela teve sucesso?
3. O que ela VÊ?
- O que ela vê no negócio?
- O que ela vê em seu ambiente?
- O que ela vê outras pessoas fazendo?
- O que ela assiste e lê?
4. O que ela DIZ?
- O que ouvimos ela dizer?
- O que imaginamos que ela diga?
5. O que ela FAZ?
- O que ela faz hoje?
- Qual comportamento à observamos fazer?
- O que imaginamos que ela faz?
6. O que ela OUVE?
- O que ela ouve de outras pessoas?
- O que ela ouve no seu círculo de amizades?
- O que ela ouve durante uma conversa entre colegas?
- O que ela ouve nos corredores?
7. O que ela PENSA e SENTE?
- Dores: quais são seus medos, frustrações e ansiedades?
- Ganhos: quais são seus desejos, necessidades, esperanças e sonhos?
- Quais outros pensamentos e sentimentos podem motivar seu comportamento?
Hora de usar o Mapa de Empatia!
Com o mapa de empatia em mãos, tudo que você precisa fazer é convidar sua equipe para uma dinâmica interativa e colaborativa.
O mapa precisa estar acessível para todo mundo, para que nada escape das pessoas envolvidas no processo e a dinâmica não perca o tom colaborativo.
Um dos objetivos interessantes quando se cria um mapa de empatia é alinhar o conhecimento de equipes sobre a persona que estão tratando, além de levantar questões, problemas e até soluções diversas sobre o universo de clientes e usabilidade.
Esse artigo foi útil pra você? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários!