Redução de custos no AWS RDS

Professional Services da Zup reduz custos operacionais em 90% em multinacional de telefonia com a StackSpot AI

0 %

de redução de custos RDS

R$ 0 mil

em economia anual

100 x

ganho de performance

0 dias

tempo de implementação

Desafios

Demanda por maior eficiência

Antes dos serviços profissionais da Zup, uma multinacional do segmento de telecom enfrentava um difícil e custoso desafio: uma simples consulta ao banco de dados aumentava drasticamente o uso de CPU do RDS a quase 100%, exigindo a utilização de instâncias de 48 vCPUs — um custo operacional insustentável.

Fluxos de ativação lentos e instáveis

O maior impacto era sentido nos fluxos de ativações, que sofriam com lentidão e instabilidade. O tempo de resposta das queries chegava a 12 segundos, prejudicando a experiência do usuário e a escalabilidade do negócio. O TMA (tempo médio de ativação) — métrica diretamente relacionada à satisfação do cliente — estava em 230 segundos, tornando a ativação de linhas e planos um processo demorado e frustrante.

Falta de clareza sobre a causa raiz

Tentativas convencionais não trouxeram resultados e para dificultar ainda mais o cenário, a falta de visibilidade detalhada sobre o sistema dificultava a identificação do problema, ameaçando a viabilidade financeira e operacional.

Solução

5 dias para resolver 5 anos de problema

Em apenas cinco dias, o time de serviços profissionais da Zup, com apoio da StackSpot AI, identificou um problema de mapeamento de dados que impedia o uso eficiente de índices, solucionando um problema que persistia há anos, e apoiou na correção e implementação da solução em produção.

Resultados

Impactos técnicos

100 x

Ganho de performance
12s → 30ms nas queries críticas

0 %

Redução no TMA
230s → 56ms de ativação

0 %

Menos recursos
Redução drástica de vCPUs

Impactos nos negócios

Economia financeira sustentável

A redução de quase 90% nos custos do RDS, com economia anual estimada de R$ 500.000,00, permitiu novos investimentos em inovação e expansão.

Aumento da eficiência operacional

A performance aprimorada facilitou a ativação de mais linhas e transações rapidamente, aumentando a capacidade operacional.

Escalabilidade sustentável

Eliminar gargalos possibilitou operações mais previsíveis e um crescimento robusto da infraestrutura.

Satisfação do cliente final

A queda no TMA para 56 segundos elevou a satisfação de clientes finais, tornando o processo de ativação quase instantâneo.

Esse case mostra o poder da automação e da inteligência artificial em proporcionar uma maior eficiência em custos operacionais, através de redução de custos no AWS RDS, garantindo um crescimento sustentável para os negócios.