Este artigo é um guia introdutório de como se tornar um Analista de Testes. Um caminho das pedras para quem quer iniciar na área.
Percebo que uma dúvida bem comum é: o papel do tester é só testar?
O papel do Analista de Testes
De forma prática, o Quality Assurance (QA), ou garantia de qualidade, em português, é um processo dentro do desenvolvimento. Ele busca garantir que o produto seja entregue respeitando as qualidades pretendidas pelo cliente.
Isso evita que o usuário receba um item com problemas e erros em sua execução.
Essa definição é bastante “rasa” pois o nicho de qualidade de sistemas abrange muito mais processos. Mas deixo essa definição para um próximo artigo. O que eu quero que você, estudante ou futuro Analista QA, entenda é que hoje trabalhamos de uma forma mais colaborativa com o time de desenvolvimento.
Desenvolvedor vs QA
Todo o time de desenvolvimento é responsável por uma entrega de valor aos seus clientes e com o produto bem implementado e testado.
“Testes são essenciais porque, como seres humanos, estamos sujeitos a cometer erros a todo momento. A complexidade de uma linguagem e o prazo de entrega podem influenciar bastante na qualidade de um código. Por isso, todo trabalho deve ser revisado e testado, para que novos olhos encontrem detalhes significativos.” Segundo esse guia de profissões do Tutano.
Quero começar! Qual o caminho?
Se você ainda está na fase de descobrimento e pensando: “Ok, mas ainda não sei testar”, aqui vai algumas dicas valiosas.
Mantenha uma visão extremamente criteriosa
O tester ao olhar o sistema como um todo deve sempre ter uma visão criteriosa, ou seja, ser bem detalhista na hora de encontrar melhorias e pontos que foram implementados errados ou não está condizente com os requisitos do sistema.
Estude o sistema
Estudar o sistema é essencial para que seus testes sejam bastante assertivos e sem margem de erros!
Sempre compare o resultado esperado vs resultado obtido encontrando uma “,” a mais ou a menos. Isso pode ajudar a encontrar um erro ou uma melhoria.
Pense como o usuário
Outra estratégia importante é sempre pensar como o usuário. O que ele pode fazer ou explorar que o sistema não é capaz de atendê-lo? O sistema deve interagir com uma resposta esperada ou uma mensagem: seja de erro ou confirmação.
Execute o teste com 100% de certeza para garantir a qualidade de entrega para o usuário final.
Estude os tipos de testes de softwares
Dominar a parte conceitual de cada teste é um diferencial, pois quando nos depararmos com vários cenários de teste, será fácil saber onde aplicar o conceito estudado. Quando esses dois itens trabalham juntos,naturalmente o conceito vira rotina e o resultado não pode ser outro além do sucesso.
Eu comecei a me identificar com a área na faculdade quando tive uma cadeia que abordava qualidade de software e foi amor à primeira vista. Aquele sentimento de que eu poderia “quebrar” um sistema e ser o responsável pela qualidade dele. Me destaquei como um dos melhores alunos e até cheguei a ganhar uma prova para certificação.
Foi aí que comecei a ler artigos de como testar com qualidade e os skills de um testador. Um passo muito importante foi começar a testar em plataformas que eu podia ter um retorno financeiro por cada erro encontrado.
E por fim..
Erros sempre vão existir, mas tentar minimizá-los ao máximo é o mais importante em nossa profissão. Lembre-se que um bom analista de teste sempre encontrará erros no caminho, se você não encontrou nenhum continue procurando. 🙂
Algumas dicas de livros e cursos
- QA Quality Assurance & Software Testing Fundamentals, Liliana Iancu
- Software Quality Assurance: Principles And Practice, Nina S. Godbole
- Testes de software: Produzindo sistemas melhores e mais confiáveis, Leonardo Molinari
- Automação Teste de Software
- Preparando-se para Entrevistas de Teste de Software
Vagas em tecnologia
Aqui na Zup, nós acreditamos em profissionais fora da curva e que querem crescer exponencialmente. Você gosta de desafios? Veja nossas vagas em tecnologia.