Um dos principais papéis de uma liderança é criar condições para que as pessoas sejam mais produtivas. Aqui, vamos discutir especificamente sobre o que é esperado de uma pessoa gerente em desenvolvimento de software.
Afinal, existem estudos que apresentam resultados nas mais diversas áreas do conhecimento. Neles, percebemos que ter boas pessoas gerentes pode ajudar as equipes a performar melhor, assim como ter péssimas pessoas gerentes podem impactar negativamente na produtividade, no engajamento e na qualidade dos resultados (YANG et al 2010; BECK e HARTER 2014).
Mas você já se perguntou o que excelentes gerentes na área de software têm em comum? Qual seria a diferença entre gerentes dessa área e de outras?
Este post de blog é uma síntese do artigo “What’s Makes a great Manager of Software Engineers?” realizado na Microsoft e tem como objetivo responder a pergunta anterior.
Ele é bastante semelhante ao post do blog “O que faz excelentes profissionais de engenharia de software?”, com as mesmas pessoas autoras, empresa e metodologia. Vale conferir!
Gostou da ideia de saber mais sobre características de gerentes em desenvolvimento de software? Então já compartilhe nas suas redes sociais! ?
Como o estudo foi feito?
- A primeira parte da pesquisa foi entender quais são os fatores que as pessoas engenheiras de software percebem como importantes para a gerência.
- Com os resultados dessa pesquisa, a equipe desenvolveu uma segunda parte com um questionário, que foi enviado para toda a organização, cerca de 3,5 mil pessoas da Microsoft.
- Em seguida, as pessoas pesquisadoras buscaram enviar o questionário para todas as áreas do conhecimento, para entender a diferença de percepção entre as áreas. Eles tiveram 563 respostas válidas.
As outras áreas pesquisadas foram: “Marketing”, “Finanças”, “Vendas”, “Gerenciamento de Programas” e “Programas e Operações de Negócios”.
Resultados
A imagem acima apresenta os atributos que foram encontrados. Existem dois que são considerados de maneira macropelas pessoas entrevistadas: ser disponível e ser técnico.
Ser disponível é sinalizar para as pessoas ao seu redor que tem tempo para ajudar quando necessário. Ser técnico é ter conhecimento sobre o sistema e as tecnologias com as quais a pessoa engenheira está trabalhando, entendendo a complexidade dos problemas e soluções.
Além disso, a imagem apresenta também as funções que as pessoas identificaram: Cultivar, Motivar e Mediar. E essas funções são divididas no nível individual e no nível de time/organização.
Cultivar
Ao olhar para a função de cultivar no nível individual, a equipe de pesquisa fala que grandes gerentes devem permitir a autonomia das pessoas, ajudar as pessoas a experimentar coisas e fazer o talento do time crescer.
No nível da equipe e organização, uma boa pessoa gerente deve criar a cultura da equipe e guiar o time nos seus desafios.
Motivar
Já na função motivar, no nível individual, gerentes excelentes devem promover justiça, no sentido de ajustar o trabalho de alguém no privado ou até mesmo apreciar as atividades e contribuições publicamente.
Aliás, também foi comentado sobre criar oportunidades de relacionamento entre as pessoas da equipe e reconhecer os pontos fracos e fortes delas, ajudando-as a chegar nos seus interesses pessoais.
No nível da equipe, espera-se que gerentes ajudem o ambiente a sempre ser positivo para as pessoas e também servir de inspiração para quem faz parte da equipe.
Mediar
Já na função de mediar, no nível individual, a boa pessoa gerente deve agir para proteger profissionais de engenharia da aleatoriedade; remover distrações e bloqueadores; e ajudar a resolver problemas ou conflitos.
No nível da equipe/organização, também deve facilitar a comunicação externa da equipe e compartilhar adequadamente informações sobre o contexto, explicar a intenção do negócio para o produto/serviço, criar uma missão para a equipe e definir metas claras.
Inclusive, para complementar essa discussão, sugerimos um episódio do Zupcast sobre Liderança: A importância das Hard Skills e Soft Skills. Esse é um papo imperdível!
Mas o que é ser técnico?
Dizer que ser técnico é importante também é muito vago, afinal o que é ser técnico?
O artigo apresenta que ser técnico nada mais é que compreender sobre as tarefas, sistemas, ferramentas, tecnologias, soluções, problemas e sobre a complexidades do problema.
Isso não significa que você deve saber todos os pontos, mas quanto mais pontos você demonstrar domínio, mais as pessoas vão acreditar que você sabe ser técnico. Talvez não saiba programar no framework da moda, mas você entende como ninguém as tarefas que a equipe vai desenvolver.
Tudo isso ajudaria a equipe em alguns pontos, como: realizar mentorias de carreira, revisar códigos, resolver problemas, estimar esforço e explicar o porquê devs devem fazer algo. Este último é muito importante para a motivação, que pode ser visto em outro post que saiu aqui na Zup.
O diferencial de uma boa pessoa gerente em desenvolvimento de software
Por fim, o artigo apresenta uma tabela bastante interessante que compara as respostas de profissionais de Engenharia de Software com pessoas de diferentes áreas do conhecimento (página 14, Tabela 4).
O que é possível observar nessa tabela é que nas demais áreas como “Marketing”, “Finanças”, “Vendas”, “Gerenciamento de Programas” e “Programas e Operações de Negócios”, acham que a pessoa gerente deve inspirar mais a equipe, ajudar mais no alinhamento das atividades e investir na cultura do time.
Já o único item que o valor é maior para profissionais da Engenharia de Software é ser uma pessoa técnica ou ser especialista no domínio.
Esse resultado é interessante porque mostra que na área de desenvolvimento de software, apesar dessas características citadas serem importantes, na opinião das pessoas entrevistadas, aqui o que diferencia boas pessoas gerentes é que devem ter mais domínio técnico do que em outras áreas!
Conclusões
Este conteúdo apresenta um conjunto de características que as pessoas acreditam ser importantes para boas pessoas gerentes em desenvolvimento de software.
Esses atributos aparecem categorizados em três funções principais: cultivar, motivar e mediar, tanto no nível do indivíduo quanto no da equipe.
De forma resumida, o estudo conclui que as pessoas gerentes devem demonstrar domínio técnico e disponibilidade para seus times.
Ser alguém técnico, aliás, é um atributo que parece ser mais importante para o desenvolvimento de software do que para outras áreas investigadas.
Interessante, não acha? Continue acompanhando nosso blog e inscreva-se na nossa newsletter para receber mensalmente as novidades de tecnologia e carreira no seu e-mail.
Referências
J. Yang, Z.-X. Zhang, and A. S. Tsui, “Middle manager leadership and frontline employee performance: Bypass, cascading, and moderating effects,” Journal of Management Studies, vol. 47, no. 4, pp. 654–678, 2010.
R. Beck and J. Harter, “Why great managers are so rare,” Link para o conteúdo na íntegra, March 2014.