Hackathon afirmativo para pessoas com deficiência da Zup: como foi a primeira edição

Neste artigo você vai ver:

Durante o mês de setembro, a Zup Innovation promoveu um hackathon afirmativo para pessoas com deficiência, com o objetivo de fomentar a inclusão e a diversidade no setor de tecnologia. 

O evento, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, foi uma jornada colaborativa e intensiva, onde profissionais de tecnologia se reuniram para desenvolver soluções inovadoras. 

As pessoas participantes foram selecionadas com base em sua senioridade (nível júnior ou superior) e comprovação de habilidades técnicas (com conhecimentos em linguagens como Kotlin e Java, além de ferramentas como GIT e Docker), sem a exigência de experiência prévia.

Como foi o hackathon afirmativo?

A jornada do hackathon para pessoas com deficiência foi intensa e colaborativa, com 10 dias de desafios, pílulas diárias de conhecimento e plantões de dúvidas.

Os encontros aconteceram de forma síncrona, sempre no período noturno, com duas horas de duração por dia, totalizando 20 horas de muito aprendizado e troca de insights. 

Além disso, as pessoas participantes receberam mentoria técnica  para apoiar na resolução do desafio proposto.

Além da prática de hackathons, podemos ressaltar a experiência da Zup com programas de formação, dentre eles o Catalisa, voltado para pessoas com deficiência. Conheça mais detalhes sobre o programa no podcast.

Pílulas de conhecimento

As pílulas de conhecimento foram um dos diferenciais do nosso hackathon, abordando tanto soft skills (habilidades comportamentais) quanto tech skills (habilidades técnicas).

Apresentadas por zuppers, entre os temas discutidos, tivemos:

Demo Day

Ao final do hackathon, as pessoas participantes foram divididas em grupos e apresentaram suas soluções no Demo Day, onde foram avaliadas por uma banca composta por três zuppers especialistas: 

A avaliação considerou critérios como inovação, criatividade, viabilidade, clareza da proposta, funcionalidade, acessibilidade e qualidade do código.

Além disso, cada participante recebeu uma avaliação individual da sua pessoa mentora, com pontuações de um a três estrelas em categorias como solução, apresentação, entrega, qualidade, versionamento e comunicação.

Solução vencedora

Sete grupos chegaram à fase final e apresentaram seus projetos no Demo Day. O grande vencedor foi o grupo que criou uma API intitulada de Smart Broker API, que auxilia na correção de atividades em oficinas tecnológicas, fornecendo feedbacks personalizados baseados no perfil de cada participante. 

Nessa solução, a partir de características pessoais coletadas e atividades submetidas, a API utiliza inteligência artificial para avaliar as respostas e fornecer um feedback didático e detalhado, alinhado com as competências da oficina.

Hackathon afirmativo em números

Durante o hackathon, além de promover a inclusão e a inovação, também buscamos entender melhor o perfil e as expectativas das pessoas participantes. Para isso, coletamos dados demográficos e feedbacks voluntários, que nos ajudaram a traçar um panorama sobre quem participou e o que esperavam da jornada.

Analisando nossos dados demográficos, pudemos perceber a presença da diversidade através de aspectos como orientação sexual e raça. 

Com relação às características de deficiência, a maior parte era pessoas com deficiência física (24), visual (20) ou auditiva (17), mas também tivemos uma boa representatividade de pessoas neurodiversas (15). Entender nosso público nos ajudou a garantir que as atividades fossem acessíveis e relevantes.

Inclusive, temos um episódio do Zupcast sobre pessoas neurodiversas trabalhando com tecnologia. Vale a pena conferir!

Expectativas

Muitas pessoas participantes mencionaram o desejo de enfrentar desafios e superar barreiras, especialmente no campo da tecnologia:

Espero vivenciar um ambiente de aprendizado intenso e crescimento pessoal e profissional. Estou ansioso para absorver novos conhecimentos e técnicas que possam ser aplicados em projetos futuros.

Já a oportunidade de crescer na carreira também foi um grande motivador para a participação, até mesmo ver o Hackathon como uma chance de se destacar e, quem sabe, abrir portas para novas oportunidades:

“Quero usar essa experiência para me conectar com pessoas da área e, quem sabe, conseguir uma vaga na Zup.”

A chance de conhecer e colaborar com pessoas que têm a mesma paixão por tecnologia e inovação foi outro ponto forte. As pessoas participantes estavam empolgadas com a possibilidade de criar soluções que pudessem impactar positivamente a sociedade.

Resultados e Feedbacks do Hackathon Afirmativo

As pílulas de conhecimento foram elogiadas, tanto pelo conteúdo quanto pela didática das pessoas facilitadoras. Um dos destaques foi a apresentação de Luana Aladim sobre Storytelling, descrita como “mágica” por um dos participantes. 

Outro facilitador que recebeu menções carinhosas foi o Tio Faso, que se destacou por seu conhecimento técnico e vivência prática como profissional PcD

(…) Ver o Tio Faso, que acompanho a anos a página de autismo, no papel de professor e profissional respeitado da área foi especialmente importante pra mim, que estou enfrentando dificuldades no mercado por ser autista”.

A organização do evento e o suporte de acessibilidade foram bem avaliados, com a presença de intérpretes de libras e a escolha da plataforma de encontros mencionadas de maneira positiva. 

Por último, os plantões de dúvidas foram considerados um dos momentos mais proveitosos do hackathon. Muitas pessoas participantes destacaram a importância desses momentos para esclarecer dúvidas e trocar ideias com colegas.

Sobre Social Products

Social Products é a nossa área comprometida com a transformação social e o impacto positivo com o objetivo de influenciar futuros e criar um ambiente mais inclusivo e acessível. 

Por meio de iniciativas como o hackathon afirmativo PcD, que integra educação e tecnologia, Social Products busca cumprir o propósito de ser o motor para quem quer e precisa de oportunidade.

Acompanhe mais iniciativas como essa no site de Social Products.

Conclusão

Os resultados do hackathon afirmativo foram extremamente positivos, tanto em termos de aprendizado quanto de inclusão. As pessoas participantes saíram do evento com novas habilidades, conexões e, acima de tudo, a sensação de terem superado desafios e contribuído para soluções inovadoras. 

Como uma das pessoas participantes resumiu: “Foi uma experiência incrível, que me desafiou e me fez crescer como profissional e como pessoa.” 

Siga nossos canais para acompanhar as novidades e iniciativas semelhantes a essa.

*O artigo “Hackathon afirmativo para pessoas com deficiência da Zup” foi produzido com a colaboração de Letícia Ulisses Santos.

Imagem capa do conteúdo, em que há um fundo azul escuro e com verde, escrito HACKATHON (evento realizado pela Zup Innovation, hackaton afirmativo 2024) e abaixo tem o logo da Zup e Diversidade & inclusão.
image (35)
Transformation Lead
Tenho mais de 20 anos de experiência em engenharia de software, atuando tanto na construção de produtos quanto na melhoria de processos, sempre com foco em agilidade e novas tecnologias. Ao longo da minha carreira, desempenhei papéis como analista de sistemas, Product Owner, gerente de equipes e Agile Coach, com expertise em priorização de demandas, métricas de produto e metodologias ágeis. Atualmente, sou especialista de entregas e programas no Itaú, apoiando o time de Empréstimos a planejar e priorizar iniciativas estratégicas. Além disso, sou doutoranda na UFPA, onde pesquiso a inclusão de pessoas com deficiência em times de desenvolvimento de software. Tenho experiência acadêmica, com publicações e atuação como professora em cursos de graduação e pós-graduação. Sou apaixonada por aprendizado contínuo, com interesses que vão desde UX-UI e inteligência artificial até inclusão e diversidade. No âmbito pessoal, sou mãe de dois, e meus hobbies incluem mobilidade ativa, feminismo, gatos e plantas.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.