Quando falamos do mercado, performance tende a ser um diferencial competitivo. Quanto mais rápido tudo acontece, melhor. Em um ambiente controlado ela continua sendo importante, porém apresenta menos impacto.
É necessário chegar em um equilíbrio entre a velocidade das respostas ao mesmo tempo, em que o sistema mantém níveis de saúde de médio e longo prazo.
Pontos importantes sobre performance:
- Defina o que deve ser medido para avaliar a performance da aplicação.
- Meça a performance a partir da percepção de clientes.
Mesmo que a performance seja avaliada unicamente em função do tempo de resposta, considere a percepção de clientes (humano ou máquina) também. É fundamental entender o impacto e trabalhar para entregar o que gera mais valor. - Em uma escala maior, manter o requisito de performance pode ser bem desafiador. Principalmente considerando um cenário de sistema distribuído. Neste estágio, tudo deve ser muito bem pensado, pois cada decisão que influencia na performance pode trazer mais complexidade para o software.
- Considerando o ambiente de nuvem e seus serviços, é importante ter em mente os custos operacionais para suportar a entrega de performance necessária.