Os bancos de dados garantem o estado das aplicações modernas e também conseguem manter e gerenciar todas as informações e conhecimentos gerados pela organização e pelos seus respectivos clientes.
A sua habilidade de ter uma acesso rápido e eficiente não apenas garante uma melhor experiência para os seus usuários como podem abrir novas oportunidades de negócios e de decisões que é melhor explorado dentro da capacidade Dados.
Pontos importantes sobre banco de dados:
- Atualmente existem mais de quatrocentas soluções de banco de dados separados em SQL, NoSQL e NewSQL.
- Os bancos de dados SQL possuem uma grande maturidade, seja em documentação, ferramenta para análise de queries, observabilidade, ferramenta de backup. A ponto que o seu uso não é depreciado, muito pelo contrário, é recomendado em uma grande gama de aplicações. Principalmente, aquelas que precisam explorar o ACID.
- Quando falamos em armazenamento distribuído sempre esbarramos na teoria do CAP do qual deixa claro que nunca conseguiremos atingir consistência, disponibilidade e tolerância à falha ao mesmo tempo.
- Os bancos de dados NoSQL são uma solução emergente, porém, vem ganhando espaço e notoriedade com diversos cases em diversas áreas. Eles são comumente categorizados a partir da estrutura que armazenam seus dados. Os mais populares são: Chave-valor, wide-column, documentos, Grafos e Time Series.
- Os bancos NewSQL trazem uma solução híbrida e tenta trazer aspectos de uma escalabilidade horizontal mais fácil em conjunto com os já maduros conceitos de ACID e consultas através de SQL.
- Pense em estratégias de evolução de esquema. É importante garantir que os dados possam ser lidos mesmo depois de inevitáveis atualizações de modelos e tempo.