A gestão da informação e do conhecimento organizacional é um dos maiores desafios em uma empresa. Essa questão tende a crescer à medida que a organização aumenta em profissionais e responsabilidades.
Documentar é uma das formas mais eficientes em lidar com esse desafio. Isso porque ela garante escalabilidade organizacional e também de arquitetura da informação.
Muito se fala sobre o custo da documentação. Porém, pouco se estima da despesa de um software ou arquitetura sem uma boa documentação.
Pontos importantes sobre documentação:
- Como toda decisão a nível arquitetural, é sempre importante considerar os seus ganhos e perdas. A falta de informação resulta em incontáveis reuniões, além de vácuos de conhecimento quando um membro do time sai. Porém, o excesso de informação também pode se tornar um inimigo quando há um grande trabalho na confecção da documentação.
- Existe documentação tanto ao nível tático (que proporciona uma maior visão do código), quanto ao nível estratégico (que cobre tanto a documentação da arquitetura da aplicação quanto das suas tecnologias).
- Podemos considerar a documentação como um produto no qual profissionais de engenharia ou de desenvolvimento representam seus usuários. O objetivo desse produto é deixar o time mais escalável. Uma forma de medir sua eficiência é detectar quantas reuniões deixaram de ser feitas a partir do momento em que a documentação foi criada.