Já imaginou utilizar uma dinâmica que, de forma visual, te ajuda a identificar a saúde da sua equipe? E melhor ainda, a partir do resultado colhido nessa dinâmica você saberá quais as mudanças certas a se fazer? Não? Então eu vou te apresentar a Squad Health Check.
Bora lá?
Squad Health Check: o que é isso, afinal?
Dinâmica simples e divertida, desenvolvida pelo Spotify e utilizada por várias outras gigantes da tecnologia. Assim pode ser definida como Squad Health Check.
O objetivo dela é criar um panorama da saúde da equipe e levantar algumas ações e responsáveis por cada uma delas. Você poderá substituir facilmente sua retrospectiva tradicional por esta atividade.
Com ela, a pessoa que está na gestão da equipe tem em mãos todas as informações necessárias para entender o nível de satisfação dos membros da equipe, dentro das demandas de cada um.
Por onde começar com o Squad Health Check?
Para iniciar com o Squad Health Check, será necessário uma pessoa que seja mediadora na dinâmica, poderá ser Scrum Master, Agile Coach, líder ou quem estiver no cargo de gestão do projeto.
Essa pessoa será responsável por entregar três cartas para todos os membros da equipe e explicar a dinâmica. Cada carta corresponde a uma cor do semáforo, que será utilizado para pontuar a satisfação daquele membro sobre cada atributo discutido.
Squad Health Check e seus atributos
Os atributos são “Comportamentos”, “Processos” ou “Entregas” que seu time acredita ser importante para a saúde da equipe. O Spotify disponibiliza 11 atributos relevantes, mas você poderá criar os seus, de acordo com seu contexto.
Cada atributo é necessário ter uma descrição sobre o que é considerado uma boa(?) saúde e o que é considerado uma péssima(?) saúde para o atributo. Não é necessário descrever o que é considerado regular (? ) para o atributo, já que subentende regular, descrevendo que é considerado bom ou ruim.
Os atributos são:
→ Entregando Valor
(Bom ?) Entregamos coisas fantásticas. Estamos orgulhosos disso e quem consome está muito feliz.
(Ruim ?) O que entregamos não foi muito bom. Quem consome não viu valor nisso.
→ Fácil de Implantar
(Bom ?) Implantar é simples, seguro e automatizado.
(Ruim ?) Implantar é um risco, doloroso, manual e muito demorado.
→ Diversão
(Bom ?) Gostamos de vir trabalhar e nos divertimos trabalhando juntos.
(Ruim ?) Fico com muita ansiedade para ir embora do trabalho.
→ Saúde do código
(Bom ?) Estamos orgulhosos da qualidade do nosso código. Ele é limpo, fácil de ler e tem ótima cobertura de teste.
(Ruim ?) Nosso código está ruim e existe muito débito técnico.
→ Aprendizado
(Bom ?) Estamos aprendendo coisas interessantes o tempo todo.
(Ruim ?) Nós nunca temos tempo para aprender qualquer coisa nova.
→ Missão
(Bom ?) Sabemos exatamente porque estamos aqui e estamos animados com isso.
(Ruim ?) Não temos ideia do porque estamos aqui. Não temos inspiração.
→ Peões ou Jogadores
(Bom ?) Temos controle do nosso próprio destino. Decidimos o que e como construí-lo.
(Ruim ?) Somos apenas peões em um jogo de xadrez sem decidir o que ou como vamos construir nosso próprio destino.
→ Velocidade
(Bom ?) Fazemos as coisas muito rapidamente, sem demora ou atraso.
(Ruim ?) Nós não conseguimos entregar as coisas, sempre sofremos com bloqueios ou com pendências.
→ Processo Adequado
(Bom ?) Nossa maneira de trabalhar é boa.
(Ruim ?) Nossa maneira de trabalhar é ruim.
→ Ajuda
(Bom ?) Ajudamos e somos ajudados quando necessário.
(Ruim ?) Nós não ajudamos ou recebemos ajuda quando necessário.
→ Trabalho em Equipe
(Bom ?) Somos pessoas incríveis trabalhando em equipe, nos preocupamos com o todo.
(Ruim ?) Somos pessoas que não nos importamos com os outros e nem com a equipe.
Como funciona a interação e o seu tempo?
Ótimo, todos os membros da equipe já receberam suas cartas, agora a pessoa responsável por ser mediadora passará por cada atributo, com um time box de cinco minutos para cada um.
Digamos que o primeiro atributo seja “Entregando Valor”, o mediador responsável apresenta a todos o que é considerado uma boa saúde neste atributo: “? Entregamos coisas fantásticas. Estamos orgulhosos disso e quem consome está muito feliz”, ele também apresenta o que é considerado uma péssima saúde para este atributo: “? O que entregamos não foi muito bom. Quem consome não viu valor nisso.”
A partir daí, a equipe entendendo o que significa positivo ou negativo para esse atributo, irá levantar ao mesmo tempo uma das 3 cartas semáforo. Após todos levantarem as cartas, alguns irão levantar a carta verde, outros a vermelha ou amarela.
Nesse momento é importante questionar principalmente quem levantou a carta vermelha, peça para essa pessoa explicar os motivos, por acreditar que esse atributo na equipe não está indo bem. Assim todos irão compreender os seus motivos, caso seja necessário peça para alguém com carta verde expressar seus motivos também.
Em algumas rodadas será necessário realizar uma nova rodada de avaliação do mesmo atributo, até que haja um certo consenso da maioria sobre a carta correta, seja verde, amarela ou vermelha.
Ações e responsabilidades do Squad Health Check
Depois de cada interação, é importante levantar algumas ações de melhorias a serem tomadas para cada atributo.
Tente também não buscar culpados, pois um dos papéis de quem media a atividade é guiar a equipe para identificar as soluções para os problemas e oportunidades encontradas. Logo após as ações criadas, é o momento de alinhar com a equipe quem será responsável por cada item de ação.
No final você terá um mapa visual igual a este:
ATRIBUTOS | RESULTADOS | ITENS DE AÇÃO | RESPONSÁVEIS |
Entrega | MANTER (Oportunidade de melhoria) | Busca novas tecnologias Acelerar a capacitação dos novos membros do time | Vagner e Jorge |
Fácil de implantar | MELHORAR | Contratar um novo dev; Revisar arquitetura e estruturas técnicas | Matheus e Léo |
Diversão | MANTER | – | – |
Saúde do código | MELHORAR | Dedicar mais tempo para débitos técnicos; Levar boas práticas para o projeto | Carina |
Sugiro que revise com sua equipe todos os itens do Squad Health Check semanalmente e rode novamente a dinâmica a cada dois ou três meses. Durante este período, você poderá mudar algumas ações e até mesmo os responsáveis por cada ação.
O Spotify também disponibiliza o download dos cards para que você possa imprimi-los e utilizá-los na sua dinâmica. Caso queira realizar a dinâmica remotamente com sua equipe, existem algumas ferramentas como a TeamRetro Health Check, que na minha opinião é a melhor.
Conclusão
A estrutura do Squad Health Check é o ponto de partida para a melhoria de uma squad de modo geral, dando uma visualização esclarecedora, baseada em indicadores.
A dinâmica tem a ver com identificar os pontos que integrantes da equipe acham importantes serem discutidos. Isso não significa comparar, apontar ou até mesmo julgar o que está sendo feito e sim melhorar o desempenho do time como um todo.
Vale lembrar que o compromisso da equipe é parte fundamental para que a dinâmica se torne eficaz!
Gostou do conteúdo? Já trabalhou a dinâmica do Squad Health Check com a sua equipe? Vai trabalhar? Deixe seu comentário!