Chip virtual lançado em tempo recorde
Redução no lead time
Taxa de automação
Aumento nas ativações
Mais conversão em vendas
Uma multinacional que atua no segmento de Telecom desejava lançar o recurso de eSIM, chip de telefonia móvel totalmente virtual e promover o lançamento durante um evento esportivo de grande porte. Ao estimar o tempo necessário para a entrega, o time Zup se deparou com um cenário desafiador: para conseguir ser promovido durante o evento como a empresa cliente desejava era preciso fazer a entrega na metade do tempo.
A taxa de automação de testes durante o projeto era de 20% em média, o que gera retrabalho e aumento de débitos técnicos depois da entrega do projeto.
O processo de Qualidade (QA) era um dos principais gargalos do time para entregas rápidas e de forma enxuta, dificultando a agilidade necessária para o projeto.
A Squad do projeto eSIM era composta por cerca de 20 pessoas e todas puderam usar a StackSpot AI.
Um dos principais usos da StackSpot AI no projeto do eSIM foi na etapa de testes. Com a ferramenta, foi possível criar, documentar e aumentar a cobertura de cenários de testes e automatizar os testes em menos tempo.
A StackSpot AI foi essencial para contextualizar o processo de instalação do eSIM, mapeando e documentando tanto os seus tipos de instalação, acelerando o entendimento técnico e garantindo soluções alinhadas às necessidades do produto e à experiência da pessoa usuária.
Por fim, também adotaram a StackSpot AI para apoiar o desenvolvimento front-end web e na documentação de histórias de usuários.
Passada a entrega, o time Zup de Professional Services criou diversos recursos para extrair ainda mais valor da StackSpot AI e da StackSpot EDP e disponibilizou esse conteúdo para a empresa cliente, aumentando o impacto gerado pela ferramenta.
Redução no lead time
De 3 meses → 1,5 mês
Taxa de automação de testes
Aumentou de 20% → 82%
Com o lançamento do projeto eSIM a tempo, o time conseguiu aumentar o patamar de Altas (ou seja, novos clientes com números novos) deste produto de telefonia.
A performance aprimorada facilitou a ativação de mais linhas e transações rapidamente, aumentando a capacidade operacional.
Eliminar gargalos possibilitou operações mais previsíveis e um crescimento robusto da infraestrutura.
Esse case mostra o poder da automação e da inteligência artificial em acelerar entregas complexas e aumentar a eficiência do time, garantindo lançamentos bem-sucedidos e impacto real nos negócios.