Como começar uma carreira em produto

Neste artigo você vai ver:

Criamos um material especial para prover informações relevantes para ajudar a direcionar o processo de formação de profissionais nas carreiras em produtos. 

Aqui, vamos focar no que acreditamos que são ótimas fontes de referência para contribuir com o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos técnicos para profissionais que têm interesse em uma carreira de produtos digitais. 

Ou seja, apresentaremos livros, ferramentas, cursos e outras fontes de conteúdos que poderão ajudar a desempenhar alguns papéis relacionado à área, tais como: PM (Product Manager), BA (Business Analyst), PO (Product Owner) e UX/UI (User Experience/ User Interface). 

Para contribuir ainda mais com profissionais que desejam iniciar nessa carreira, além de todo este conteúdo, no final do artigo você pode conferir dicas práticas e esclarecimentos de dúvidas que são bastante comuns para quem está se preparando para dar os primeiros passos em produto.

O que faz quem trabalha com produto?

Bom, para começar, vale relembrar que a área de produto é a responsável por garantir que os produtos de uma empresa tenham sucesso. Ou seja, são profissionais que utilizarão os recursos de tecnologia disponíveis para criar algo que atenda uma necessidade legítima das pessoas usuárias.

Dessa forma, o uso do produto criado deve resultar em uma recompensa à organização através dos objetivos atingidos.

Profissionais dessa área vão trabalhar com:

  • Estabelecer a conexão com clientes, além de observar pessoas usuárias e o mercado (comportamentos, tendências, etc);
  • Com base nessas observações, evoluir o processo de descoberta de produtos com levantamento de demandas, oportunidades e potenciais problemas a serem resolvidos;
  • Coliderar – através de sua influência – o time na construção e evolução contínua do produto;
  • Avaliar constantemente os dados e fatos relacionados ao mercado e ao desempenho do produto, com o objetivo de identificar ajustes que maximizem os resultados alcançados.

Carreira em produtos = oportunidade

A área de produto está em um momento bastante aquecido e procurando profissionais no mercado. Vamos trazer dados de duas pesquisas que comprovam essa afirmação.

Entre os 25 cargos com alta demanda em 2022, o LinkedIn apontou a posição Gerente de equipe de produto como um dos destaques. Mesmo que seja um cargo de liderança, competências como Scrum, metodologias ágeis e Kanban estão no radar de profissionais que ocupam essas vagas. 

Já o Glassdoor fez uma pesquisa nos Estados Unidos e listou Gerente de Produto como o 10º melhor emprego de 2022. Se você filtrar pela pesquisa britânica, vai encontrar ainda mais funções ligadas à área de produto nas primeiras posições.

Voltando para o contexto do Brasil, segundo o Glassdoor, separamos os salários de alguns cargos da área:

  • Analistas de Produto recebem em média R$ 4.584; 
  • Profissionais de Business Analyst recebem R$ 5.300; 
  • Designers UX/UI recebem R$ 4.308;
  • Product Owner cerca de R$ 8.000;
  • Product Manager recebem R$ 11.200.

Se você já pensava em migrar para a área, agora deu ainda mais vontade, não é? Para te ajudar a começar a estudar sobre produto, listamos indicações de livros, vídeos, artigos, podcasts e muito mais para você mergulhar no tema.

Bora conhecer nossas sugestões!

Indicações de livros

Livros sobre produto

Este livro é uma introdução à Gestão de Produtos, com conceitos, papéis e técnicas importantes. Além disso, tem a resposta para todo nível de carreira, desde o início até VP ou CEO. Todo mundo deve ler esse livro pelo menos uma vez (e é bem provável que você irá ler mais vezes).

Dica: os primeiros capítulos, que podem ser lidos gratuitamente em qualquer e-commerce na internet que disponibiliza a amostra do livro, trazem uma ótima visão sobre como os conceitos de Product Management podem ser aplicados para melhorar a realidade de qualquer equipe que atue na construção de um produto digital.

A agilidade é um pilar necessário quando falamos de produtos, então é muito importante saber o seu início, como empregar, quando empregar e, mesmo não trabalhando em uma startup, o livro do Eric Ries trás vários conceitos para utilizar no dia a dia.

Sem dúvidas é um livro para a vida. Se você já sentiu que teve um dia muito cheio e nada produtivo, você deve ler esse livro. Ele apresenta como ser uma pessoa essencialista, fazer aquilo que é essencial e saber dizer não em diversas situações.

Um dos livros interessantes para entrar no mundo de UX/UI é o design do dia a dia, nele podemos encontrar formas de pensar e como abordar pessoas usuárias de maneira cativante. Se está pensando em iniciar ou é iniciante em UX/UI, essa é uma leitura recomendada.

Livros para aprimorar hard skills

Em sua obra, Eric Ries apresenta um novo modelo de gestão, onde os princípios do empreendedorismo são aplicados em qualquer tipo de negócio.

Leitura muito relevante para discoveries de novas features ou até mesmo novos produtos. Paulo Caroli ensina como fazer uma Inception em uma semana, qual é o cronograma, quais são as dinâmicas e os motivos que fizeram ele reduzir o tempo dedicado para realizar a construção de um MVP.

Inclusive, temos um conteúdo com o Paulo aqui na Zup. No encontro, ele compartilhou sua experiência sobre Lean Inception, confira:

Em o Modelo Hooked (Modelo Gancho), Nir Eyal explica o processo de quatro etapas que é incorporado aos produtos de empresas para incentivar sutilmente o comportamento de clientes. 

Livros sobre Agilidade

Há mais de vinte anos, Jeff Sutherland foi o responsável por desenvolver a primeira equipe Scrum. Nesta obra, ele apresenta seu método que revolucionou a produtividade de inúmeras empresas.

Alexandre Magno mostra como Scrum inovou processos de gestão e que pode ser usado no dia a dia para tirar os mais variados projetos do papel.

Livros com cases de sucesso

O livro conta a história do Airbnb e como alcançou uma avaliação de US$ 30 bilhões, maior do que a de Hilton e próxima da Marriott. 

A obra relata como uma empresa pode ser construída de forma diferente: a Starbucks investiu em um funcionamento com o coração, que nutre a alma e ainda dá lucros.

Ferramentas úteis

Ferramentas universais

O Miro é a ferramenta necessária para se aprender a dominar e sorte a nossa que temos uma infinidade de recursos e pessoas criando templates a todo momento para que possamos utilizar.

Um dos templates mais utilizados pelos time de produtos são as ferramentas de fluxogramas, quadro Kanban para expor atividades e também os quadros para realização de cerimônias.

Para auxiliar ainda mais, vamos sugerir um site bem legal que apresenta muito desse mundo: o MiroVerse, que faz uma analogia aos vários mundos do personagem do Doutor Estranho da Marvel e apresenta o universo do Miro.

Ferramentas para desenho de interfaces

O Figma é outra ferramenta muito utilizada por quem trabalha com produto. Ele é utilizado por designers para a criação de interfaces e, na maioria das vezes, o time precisa ter acesso e saber o básico para acompanhar as soluções propostas.

O Figma, assim como o Miro, tem um mundo imenso de oportunidades e inclusive oferece o FigJam, que apresenta uma versão de desenho de fluxogramas, assim como o Miro, mas como está dentro do Figma, as telas estão disponíveis para que o UX/UI possam fazer alterações em tempo real.

Com o Adobe XD, você pode criar protótipos realistas e desenhar interfaces, como design da web, aplicativos, marcas e jogos.

Mais uma ferramenta de desenho de interfaces é o Sketch, que possibilita ferramentas para um verdadeiro processo colaborativo de design.

Ferramentas de gestão

Indicações de conteúdos

YouTube

Palestra na Product Con 2020 feita por Dave Wascha que narra com tom leve e irreverente as principais lições e dicotomias que cercam profissionais de produtos.

Palestra de Janna Bastow, na Product Con 2020, que trata sobre os principais desafios relacionados à gestão de pessoas e comunicação no dia a dia de profissionais de Product Manager.

Claro que não poderia faltar onde este conteúdo começou! No vídeo, disponível no canal do Uberhub Produtos, você acompanha mais informações sobre como começar uma carreira em produto.

Diversas dicas sobre o mundo do Design em geral, mas principalmente sobre UI e Figma. Conteúdo muito rico sobre o assunto e totalmente atualizado.

Também temos um canal no YouTube! Nossa sugestão é uma apresentação de “Produtos servindo experiências com Erico Fileno”, que está cheia de insights. Esperamos que curta!

Blogs

Idealizado por Diego Eis (Diretor de Produtos digitais na Sympla) e Pablo Silva (Head de Produtos no iFood), o blog é uma coletânea de artigos escritos por uma série de profissionais do Brasil com ótimos currículos na área de produtos. 

Aborda temas mais densos, portanto é indicada para profissionais que já tenham alguma vivência com produtos digitais. Além disso, tem uma ótima newsletter semanal.

A Reforge é uma comunidade intencional de produtos formada por profissionais com atuação em todo o mundo. O blog, em inglês, apresenta artigos bastante relevantes para quem já atua na área de produtos. 

Também não é muito indicado para quem está iniciando na carreira de produtos logo de imediato, mas pode ser um ótimo próximo passo.

A SVPG é a organização fundada por Marty Cagan para difundir o mindset de produtos. Muitos dos artigos fazem referências aos principais livros de produtos: Inspired, Engaged e Loved.

  • Zup Start e Zup Community

A nossa newsletter reúne os conteúdos mais interessantes do universo tech e, claro, produtos também estão nessa proposta. Assine nossa newsletter clicando abaixo e receba mensalmente as novidades com o selo Zup de aprovação.

Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".

Podcasts

Apresentado por Paulo Chiodi, o podcast foca no poder da comunidade e traz entrevistas muito interessantes com quem realmente vive a vida de profissionais de produto.

Podcast de Renan Manço e Luciana Martins, onde a cada episódio eles convidam uma pessoa para falar sobre Design e o dia a dia em suas empresas.

  • Zupcast

Você já ouviu o nosso podcast? O Zupcast é um conteúdo que abrange o mundo da tecnologia, da cultura e da carreira. Claro que produto também não fica fora dessa! Nossa sugestão é o episódio onde compartilhamos como criamos produtos digitais:

Perfis para seguir nas redes sociais

Anteriormente conhecido como PapaiDesigner, Gilberto é dono da Insany e professor do Curso UI Boost. Posta muito sobre sua rotina e diversas dicas sobre design e desenvolvimento de produtos.

Definitivamente, como você NÃO deve pensar em UX. Diversos exemplos de experiências ruins, que parecem óbvias, mas que vira e mexe encontramos por aí.

Diversas dicas e toques, com uma bagagem enorme nas costas, não só sobre UX e UI, mas sobre como o mercado está e funciona atualmente. Muito rico pra quem está começando e pra quem já está no mercado.

O Giovanni compartilha suas experiências com Gestão de Produtos e Growth no LinkedIn. Em 2020, foi eleito pela Journey como uma das 50 referências em gestão de produto no Brasil; e, em 2018, pela Gama Academy como um dos 50 profissionais de Growth Hacking e Marketing Digital para se inspirar e seguir.

Outra referência no mercado quando o assunto é produto é o Carlos Ferraiuolo. Importante ter o nome no radar e acompanhar seus insights!

Comunidades

Nessa comunidade, mulheres criam conteúdos sobre produto e trabalham para a redução da desigualdade de gênero na área por meio de um ambiente seguro e acessível para evolução de carreira.

Por meio de conteúdos autênticos e simples, a comunidade do Product Guru’s humaniza a área de produtos com muito bom humor.

Dúvidas gerais

  • Vale a pena investir em certificação de produtos (Ex.: PSPO)? 

Nossa opinião sobre certificação mudou ao longo do tempo. Mas ainda continuamos acreditando que são importantes, muito mais para te ajudar a validar se o conhecimento e teoria são válidos de fato e servir como um norte para desenvolvimento do que efetivamente para uma empresa recrutadora.

  • Fazer um bom curso é suficiente? 

Não. É um bom início, porém o ambiente de ensino sempre será controlado. Mesmo os cursos que simulam a criação e desenvolvimento de produtos nunca corresponderão à toda vivência que se tem na prática. Lembre-se: “treino é treino e jogo é jogo”.

  • Como preparar o meu currículo para buscar oportunidades em produtos? 

Não descarte as experiências anteriores e busque encaixar sua vivência no contexto de produtos. Isso vai ajudar a superar a dificuldade de encontrar uma oportunidade em que é cobrado algum tipo de experiência. Ter o seu LinkedIn consistente com aquilo que está buscando é essencial.

  • Qual a grande dica para quem está começando? 

Busque mentoria. Seja ela individual ou através da participação em comunidades como esta aqui. Algo que costuma funcionar bem é buscar pessoas no LinkedIn e procurar trocar informações com elas, ver se estão dispostas a te ajudar em uma conversa de 30 minutos. Afinal, é muito mais confortável indicar uma pessoa para uma posição quando já temos uma mínima proximidade.

  • Por onde é melhor começar? Startups e empresas já voltadas para área de produtos ou em organizações maiores e mais tradicionais? 

São dois caminhos que precisam ser avaliados com base no que você está buscando. Particularmente, startups darão mais condições para experimentar uma posição de produto mais “pura” e integral. Mas, em geral, a cobrança para que você tracione será mais rápida. 

Em empresas maiores e provavelmente mais tradicionais, é possível que você tenha mais insumos e incentivos para se desenvolver, além de uma rede maior de suporte, porém sua atuação deverá ser menos autônoma e se restringirá à uma atuação parcial e mais operacional (ex.: escrita de histórias de users, estimativas, coleta de métricas, etc.). 

É importante você direcionar o seu foco baseado no perfil que espera e a partir daí conduzir o seu hunting pela vaga ideal.

  • Como é uma entrevista para a área de produtos? 

Você vai apresentar cases de sucesso e principalmente aprendizados de forma consistente. Então, é importante saber entregar alguns detalhes, como fizemos esta ação para validar a seguinte hipótese, mas a métricas XPTO que esperávamos incrementar declinou em Y%.

  • Como buscar mentoria para entrar na área de produtos? 

Contato no LinkedIn pode ser muito eficiente. Peça ajuda de profissionais que você acompanha via Instagram, Podcast, Artigos, etc. Combine uma meia hora para ajudar a abrir a cabeça.

  • Qual faculdade devo fazer? 

Ouça pelo menos uns 20 episódios do Product Guru’s. O Paulo Schiodi sempre começa com a pergunta “Qual é a sua história?”. Note que você verá profissionais com background de tecnologia, administração, marketing, arquitetura, engenharia de produção, etc.

Aqui neste Medium, de Martina Scherrer, ela reúne pesquisas sobre profissionais de produto, vale conferir para acompanhar a diversidade dentro da área.

  • Quais soft skills e hard skills mais importantes?

Soft skills:

  • Comunicação Assertiva
  • Organização
  • Liderança
  • Pensamento Analítico e Estratégico
  • Tomada de Decisão

Hard skills:

  • Conceitos de Gestão de Produtos
  • Frameworks e técnicas de facilitação
  • Frameworks e boas práticas de Agilidade
    • SCRUM
    • Kanban
    • Lean
  • Análise de Dados
  • Conhecimento do mercado/negócio em que atua
  • Gestão Financeira (dependendo de como o resultado do seu produto é medido, pode exigir mais ou menos conhecimento)
  • Preciso saber inglês? 

Não necessariamente, mas irá te ajudar demais a acelerar seu aprendizado, porque irá ampliar (e muito!) suas fontes de referências para estudos.

  • Dá para ser PM sem saber programar? 

Definitivamente, sim. Para trabalhar com produtos digitais ter familiaridade com tecnologia é um predicado bastante importante, mesmo que não seja esperado que PM exerça o papel de direcionar o time quanto às soluções e codificação de fato. 

Continue estudando!

Conte com a gente para continuar explorando o universo de produto! Continue acompanhando nosso blog, podcast, canal do YouTube e newsletter, estamos sempre buscando mais conteúdos sobre o tema.

Ah, o time de zuppers está sempre crescendo, se quer fazer parte do nosso time da Zup, acompanhe nossas vagas!  #VemSerZup

Nossos comentários estão abertos para você compartilhar suas experiências!

*Esse artigo foi produzido por Carlos Henrique (Kaique) Alves, Gabriel Lima e Tayro Costa.

Capa do artigo sobre carreira em produtos. Na imagem, uma mulher negra de cabelos trançados está sentada em um sofá com o notebook no colo.
avatarblog
Conteúdo
Equipe de conteúdo da Zup, focada em promover o compartilhamento de conhecimento.

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.