Reunimos as maiores dicas para você mandar bem em uma entrevista técnica da Zup, que também servem como boas orientações para qualquer avaliação como essa.
Na entrevista técnica, vamos conversar sobre suas hard skills, repertório, capacidade de resolver problemas e, muito importante, a forma como você planeja e organiza uma tarefa. Venha conferir mais detalhes!
O que valorizamos em toda pessoa candidata?
O nosso processo seletivo é pautado nos nossos pilares de cultura, assim pessoas que podem se tornar zuppers já ficam por dentro da forma com que trabalhamos, o que consideramos importante e quais os desafios que podem enfrentar na Zup. Confira o que a gente vai acompanhar com muita atenção durante a entrevista:
- Inovação: valorizamos o espírito inovador de quem trabalha com a gente. Por isso, temos os pilares #PropósitoDecide e #ResolvaOProblemaCerto, que estão relacionados à elaboração de soluções objetivas para desafios;
- Aprendizado: aqui, nós aprendemos todos os dias algo novo e incentivamos que esse aprendizado seja mútuo, em toda demanda nós acreditamos no #VaiQueDá!Confia e #SomosNerds;
- Colaboração: além de aprender, contamos muito com colegas de time ou até fora dele, afinal, compartilhamos o mesmo objetivo e confiamos no potencial de cada pessoa. Por isso, o mantra é #ZupperAjudaZupper e #SomosColaborativos;
- Autenticidade: estamos em um ambiente seguro para você ser quem você é sem represálias, valorizamos #RespeitoEInclusão. Dúvidas são bem-vindas, incentivamos que você #SejaAutênticoSeExponha e que #ErreOndeNinguémErrou;
- Busca por excelência: todas essas características formam o nosso #TimeForaDaCurva, que inova, aprende e colabora sem deixar a autenticidade de lado.
Processo Seletivo da Zup
Nós já temos um artigo completo sobre o nosso processo seletivo da Zup. Por isso, aqui vamos focar na entrevista técnica e relembrar algumas outras etapas que você vai conversar com nossos times. Vamos lá:
Avaliação de Fit Cultural
Nesse momento, vamos avaliar se a pessoa candidata e a Zup combinam.
Queremos conhecer você: o que você pensa, suas motivações, experiências anteriores, valores e aprendizados.
O foco da entrevista é especificamente o comportamento, valores e cultura, onde buscamos entender as experiências e cases anteriores, suas motivações, expectativas, modo de pensar e agir.
Ei, gostamos muito de perguntas! Essa é uma boa hora para você também aprender mais sobre a cultura da Zup, o escopo da vaga, o processo seletivo e outros temas que considere relevantes.
Entrevista Técnica
Esse é o nosso momento da sua avaliação de hard skills e resolução de problemas!
Nessa etapa, queremos entender mais sobre seu domínio técnico, resolução de problemas e como você implementa essas soluções.
A etapa é composta por desafios que têm conexão com problemas reais que estamos tentando resolver e contempla um método de avaliação desenvolvido para a nossa realidade.
Você vai entender mais – de forma prática – das técnicas e conhecimentos esperados para atuação no produto, conhecer pares e pessoas mais seniores, entendendo um pouco mais sobre os desafios técnicos que o time trabalha diariamente.
O que torna nosso processo diferenciado do mercado:
- Essa etapa é idealizada de zupper para pessoa candidata;
- Somos a única empresa da América Latina que possui um time dedicado à construção e evolução de um método de avaliação exclusivo;
- O modelo de Entrevista Técnica construído nivela e calibra a avaliação de acordo com projeto e senioridade, o que chamamos de régua técnica, evitando vieses;
- A Régua Técnica é segmentada e customizada de acordo com as necessidades de negócio;
- O desafio técnico (ou DeZafio como chamamos) será solucionado em conjunto com uma Pessoa Avaliadora capacitada;
- Resulta em maior porcentagem de assertividade e eficiência nas contratações; e melhoria na performance técnica.
Muito além da solução técnica!
Lembre-se: uma entrevista técnica vai muito além do código. A sua atitude também será avaliada e também conta sobre quem você é como profissional. Vale destacar:
- Comportamento
Vamos acompanhar seu comportamento, sua maturidade profissional, pontualidade, engajamento na entrevista técnica e senso de priorização. Aqui, a atitude certa é tão importante quanto a técnica!
- Resolução de problema
Entenda questões do dia a dia com profundidade; seja adaptável e flexível; explique seus pensamentos (nós adoramos isso!); considere cliente e negócio; e pense em quais são os prós e contras da solução proposta.
- Impacto
Evidencie também a cadência e domínio técnico ao solucionar o problema proposto; a qualidade da implementação; e, claro, o impacto e influência positiva da solução trazida, mostrando que você tem senso crítico e que no dia a dia fará o mesmo.
Mas a solução técnica também importa!
Claro que as suas habilidades técnicas também são imprescindíveis no processo seletivo, vamos observar atentamente:
- Se aprofunde na questão
Vá além do enunciado do problema! Algumas informações podem não estar tão explícitas e não se acanhe em perguntar e praticar a escuta ativa para dicas e sugestões.
- Planeje e priorize
Demonstre planejamento e priorização para resolver o problema certo: não saia escrevendo a solução de primeira – pense em outras alternativas.
- Demonstre seu repertório
Sempre existe mais de uma maneira de resolver um problema! Conhece outras técnicas além da que está usando na resolução? Vale citar! Explique seu método e justifique por qual motivo o escolheu.
- Pense alto!
Não se esqueça de mostrar como você está pensando, fale em voz alta mesmo! O importante é saber como você pensa e não, necessariamente, chegar na resposta correta.
- O impacto de sua solução
Você procurou as melhores maneiras de solucionar problemas? Avaliou a complexidade de tempo e espaço possíveis para o problema em questão? Isso é muito importante no dia a dia da Zup.
Fit com a liderança
Essa é uma das etapas finais do processo, onde você vai conhecer sua possível liderança. É também o momento ideal para tirar as últimas dúvidas, trazer provocações sobre a vaga e perguntar sobre como vai ser o seu futuro no time. A palavra dessa etapa é alinhamento.
Tenha estratégia
Toda entrevista é uma oportunidade para mostrar quem você é, mas também
para conhecer mais a empresa, o time e o produto desenvolvido. Por isso, reunimos dicas que servem para qualquer etapa:
- Entendenda a necessidade da vaga
- Durante o primeiro papo, questione mais detalhes sobre a vaga e seus requisitos técnicos. Pense na sua experiência e selecione os pontos da sua trajetória profissional que vale destacar.
- Faça suas perguntas!
- Use esse momento a seu favor e aproveite para tirar dúvidas que vão além da avaliação.
- Respire, é só um teste!
Sabemos que esse é um momento que pode gerar ansiedade, mas não se preocupe, sabemos que seu potencial vai muito além dessa etapa e queremos conhecer quem você é.
Tenha autenticidade
Você deve ter percebido que não só respeitamos, mas queremos que você seja você no seu dia a dia como zupper, então tenha autenticidade e se exponha.
- Confie no seu potencial
A transparência é um pilar importante, pergunte caso tenha dúvidas e não deixe
sua insegurança te sabotar!
Queremos que todas as pessoas se sintam acolhidas e que você tenha o que precisa para fazer o seu melhor! Precisa de alguma adaptação ou recurso no processo seletivo? Sinalize o time de recrutamento ou de experiência da pessoa candidata, nós cuidaremos disso!
- Queremos te conhecer!
Um emprego impacta em toda nossa vida, por isso queremos conhecer quem você é e queremos que você nos conheça. Faça perguntas, anote, reflita e seja você.
- Por fim, saiba que não existe fórmula exata!
Na Zup, entendemos que a avaliação não deve ser engessada e muito menos baseada na comparação entre pessoas candidatas, e sim uma avaliação individual, do potencial que cada pessoa pode oferecer e das necessidades da vaga.
Quer mais dicas de como mandar bem em uma entrevista técnica? Então assista a essa live que levamos no TDC Business SP 2022:
Vem pra Zup
Quer participar do nosso processo seletivo? Então, inscreva-se nas nossas vagas abertas, estamos aguardando você.
Não custa repetir: queremos te conhecer, seja você e vai que dá, confia! Esse espírito é o que move a Zup e zuppers, se você compartilha desse pensamento, o seu lugar é aqui!
*Artigo produzido por João Batista e Juliana Alves com colaboração de Marina Resende e Ramon Rabello.